História do IDF
A Organização Mário Franco, há mais de 90 anos, trabalha para o desenvolvimento e internacionalização da pecuária brasileira, especialmente, das raças Nelore e Guzerá.
Mario Franco junto ao seu rebanho Guzerá
Nesse quase um século de história, tornou-se referência em excelência genética e na pecuária seletiva e sustentável, elevando a bovinocultura a novos patamares de produtividade e proporcionando qualidade de carne e de leite, além de segurança alimentar para milhares de pessoas ao redor do mundo.
O patriarca Mario Franco com sua esposa e cinco filhos.
Luiz Carlos Franco com o presidente do Brasil Juscelino Kubitschek em visita a Fazenda São Geraldo - Uberaba - MG.
É no seio dessa organização, que surgiu, em 2001, o Instituto Daniel Franco, com o intuito de promover capacitação de pessoas e disseminar o conhecimento construído durante anos.
O Instituto Daniel Franco é uma Organização Social de Interesse Público (OSCIP) fundada na cidade de Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro.
Sua missão é oferecer melhores condições de vida para as pessoas, através de projetos e ações sociais.
Todo trabalho é humanitário.
O IDF dedica-se a combater a fome e a pobreza, dar assistência em situação de vulnerabilidade e promover a inclusão, com objetivo de criar oportunidades e transformar histórias de vida.
Ao longo destes 20 anos, o Instituto fez chegar a milhares de lares, escolas e entidades assistenciais, ajuda solidária na forma de livros e materiais escolares, brinquedos, alimentos e insumos médico-hospitalares.
Rebanho da raça Guzerá.
Além disso, o IDF trabalha para coibir a violência doméstica dando assistência jurídica e psicológica a centenas de mulheres, que ainda sofrem abusos dentro de casa.
Nos últimos cinco anos, as ações sociais do IDF beneficiaram mais de 10 mil famílias.
Através de cooperação técnica voltada para o agronegócio, o Instituto Daniel Franco também leva solidariedade e conhecimento para países de diversos continentes como África, Asia e América Latina.
Neste sentido, o IDF promove cursos de capacitação com foco no agronegócio, levando o nome de Uberaba e do Brasil para o mundo.
É neste sentido que o trabalho é feito, através do cuidado ao próximo para que novas histórias sejam contadas, com novas perspectivas.
Instituto Daniel Franco. Transformando Vidas
Biografia - Daniel Franco
Daniel de Oliveira Franco é filho de Luiz Carlos Franco e neto do saudoso Mario Franco, um dos pecuaristas mais conceituados da história do país.
Doutor em Educação, Daniel Franco Daniel de Oliveira Franco está à frente de seu tempo.
Com visão cosmopolita, Daniel se destaca junto à Família Franco -, que há três gerações, é fundamental desenvolvimento de Minas Gerais e do agronegócio brasileiro.
Seu espírito altruísta lhe fez criar o Instituto, que leva o seu nome.
Seu objetivo é dar continuidade ao legado e, ao mesmo tempo, transformar realidades e transformar vidas.
Por isso, ele sempre olhou para o próximo com mais atenção e tem em seu coração a sensibilidade de ajudar a quem precisa.
Nascido no Rio de Janeiro, ele tem coração mineiro, corpo e alma uberabense e o ideal de lutar pelas pessoas menos favorecidas, em condições desiguais.
É formado em Filosofia, Teologia e História, além de ser mestre e doutor em Educação, tendo passado por grandes instituições como Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina e Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma, na Itália.
Dr. Daniel Franco
Por dez anos, ele morou efetivamente em Uberaba, onde fez questão de ministrar aulas em escolas públicas. Daniel Franco foi professor nas E. E. Frei Leopoldo Castelnuevo e E.E. Bernardo Vasconcelos.
Daniel é pai de três filhos: Antônio, Maria Clara e Sophia – hoje residentes no Rio de Janeiro e esposo da Enfermeira Flavia Mendes Franco, seu braço direito no IDF.
No início de 2019, Daniel Franco começou efetivamente a ajudar os negócios da família, após o falecimento do tio, Mario Franco Junior.
Em setembro do mesmo ano, ele reativou o IDF, com proposta de levar conhecimento técnico para países da África.
Ao internacionalizar a Educação, Daniel Franco começou a atuar em países que importam tecnologia do agronegócio brasileiro, mas não conseguem avançar economicamente por falta de preparo técnico, como é o caso dos países africanos.
Em silencio e com muita dedicação, Daniel Franco sempre mostrou, através de atitudes que, embora exista tantas desigualdades sociais e econômicas, é possível fazer a diferença no mundo, não só dando o pão, mas ensinando a produzir, comercializar e contribuir para esta transformação.
Para isso, ele colocou em prática, através do IDF, projetos sociais importantes que estão fazendo a diferença na vida das pessoas.
Daniel Franco conduz o Instituto com muita dedicação e grande determinação, com a chancela e apoio do Itamaraty.
O trabalho também consiste em conseguir recursos públicos para instituições assistenciais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, através de emendas parlamentares e seu trânsito livre em Brasília.
Daniel Franco faz a diferença na história, dando andamento aos propósitos nobres da Família Mário Franco, sempre com uma atenção especial para a população mais carente, que tanto necessita de suporte e o mais importante, amor.